quarta-feira, 26 de maio de 2010

Comentarista esportivo da CBN de Campinas


Entrevista com João Carlos de Freitas, comentarista esportivo da Rede CBN.



 Qual a sua visão sobre a copa na África do Sul?
É uma expectativa boa. País que busca a liberdade total. Venceu o Apartheid, mas convive com as diferenças sociais. Nós também as temos. Será a copa da afirmação do mundo emergente. Temas como racismo e meio ambiente estarão agregados e poderão ser melhor discutidos. É uma grande chance de expansão e o início de um rápido desenvolvimento do continente africano.

Será que a próxima copa será mesmo no Brasil?
Pode ter certeza que sim. O pior vai ficar para a estrutura das cidades. Por exemplo, Aeroportos (que dependem 80% de iniciativa pública federal), rede hoteleira, que precisa completar o numero de quartos em várias cidades sedes, segurança (principalmente no Rio) e transportes urbanos para acesso aos estádios. O Brasil estará nesses próximos três anos ocupado apenas com obras para a copa, mas irá cumpri-las. A conta será altíssima, lembrando a construção de Brasília.

O que você acha da convocação do Técnico Dunga?
O Dunga manteve a coerência. Seguiu seu critério. Como em todas as seleções formadas no Brasil, existem as "aberrações", como por exemplo os jogadores Kleberson, Josué e Júlio Batista, em detrimento de Ronaldinho Gaúcho, Ganso e Neymar. O povo ficaria satisfeito com apenas um desses. O mais solicitado é Ganso. Acho que ele teria condições de jogar mesmo não atuando nas seleções anteriores. Talvez nos faça falta um desses talentos para mudar um jogo. Entretanto, o time é bom, ainda que sem talentos.

Quais são suas expectativas pra a Seleção Brasileira na Copa 2010?
Os últimos campeões têm tido modelos defensivos. A Grécia, penúltima campeã européia, e até mesmo nos campeonatos nacionais, prevaleceu o futebol forte e defensivo. É o caso do São Paulo, tri campeão brasileiro, e do Flamengo, que adotou um bom sistema de defesa em 2009. Temos nos deparado com campões cujo privilégio é a defesa. Assim será o Brasil. Defensivo, mas competitivo. Pode repetir 94 e trazer o hexa, com certeza. É um dos favoritos.

Se não for o Brasil, qual o seu palpite para o campeão nessa copa de 2010?
Não acredito em "super zebras". O campeão sairá entre Brasil, Itália, Inglaterra e Argentina. Não acredito na Espanha, apesar de badalada. Vide a Copa das Confederações, onde foi eliminada na semifinal por Estados Unidos. Acho que a Holanda poderia ser uma surpresa. Mas, para aposta, fico com a Argentina, que vem muito forte.

Riane Barbosa

0 comentários:

Postar um comentário